Cart

Principais dúvidas respondidas pelos nossos especialistas

MÁQUINAS HELICOIDAIS, porque utilizar?

Porque são especializadas em uma poda refinada das folhas, semelhante a um corte cirúrgico, onde a perda de água e nutrientes é mínima e a cicatrização ocorre em minutos contra até 72 horas em equipamentos de corte rotativo (roçadeiras). Protege as folhas contra a entrada de fungos, bactérias e a perda excessiva de água e nutrientes. As máquinas devem estar sempre bem afiadas. São as máquinas responsáveis por desenhos/faixas nos gramados profissionais.

MÁQUINAS DE CORTE VERTICAL, para quê servem?

É um equipamento próprio para revolver a camada superficial do solo (3 – 5 cm) expondo estolões (raízes), tatch (folhas secas), material orgânico decomposto em excesso para a renovação do gramado. Auxilia na aeração, melhor aproveitamento de nutrientes pela planta e descompactação da área radicular mais importante para a grama. São indicados pelo menos 4 vezes ao ano dependendo do tipo de grama e utilização do gramado.

ESMERILADORA OU BACK LAPPING, COMO UTILIZAR?

O afio de corte das máquinas helicoidais é extremamente simples utilizando esse equipamento. A esmeriladora é uma máquina de inversão onde associada à pasta de amolar, confere o corte adequado ao cilindro helicoidal. O processo demora em torno de 10 minutos. Não há outra maneira de afiar máquinas helicoidais e deve ser feito após cada corte de 5000 m2 pelo menos.

PASTA DE AMOLAR, qual a mais indicada?

Existem produtos à base de água, graxa, sabão, óleo etc. À base de água, sem dúvida são as de indicação mais segura e eficiente, pois são laváveis e não afetam o gramado se entrarem em contato com ele. As pastas a base de graxa etc., ficam impregnadas no cilindro mesmo após a lavagem e quando a máquina entra em contato com o gramado, se aquece, e libera essa graxa etc., prejudicando o gramado.

FREQUÊNCIA DE PODA DE GRAMA, qual é?

A grama bermuda cresce em média 1 cm ao dia, portanto, as podas para manter o gramado a altura indicada para a prática esportiva são muito frequentes, não devendo ultrapassar 2 dias consecutivos.
Em campos de golfe são feitas podas diárias e nos greens, podem ser feitas duas podas ao dia.

COMO FAZER OS DESENHOS/FAIXAS NO GRAMADO?

Com as máquinas helicoidais, providas de rolo liso traseiro, intercalando o sentido dos cortes. Não são feitos cortes em diferentes alturas para expressar as faixas, somente a máquina se encarrega de fazê-las.

CUSTO-BENEFÍCIO DE MÁQUINAS HELICOIDAIS X ROTATIVAS

As Máquinas Helicoidais demandam pouca gasolina para efetuar cortes extensos além de proporcionar um aspecto vigoroso do gramado imediatamente após o corte. As máquinas rotativas cortam por golpe da faca em estado rotativo provocando cisalhamento da ponta das folhas (aspecto rasgado) e após o corte não confere um aspecto bonito ao gramado, demorando em média 72 horas para a cicatrização das folhas e favorecendo a entrada de bactérias e fungos e uma perda excessiva de água.

Durante a temporada de jogos de inverno, somos convidados a permanecer em caminhos determinados para os carrinhos de golfe. Terão esses carros um impacto tão grande sobre o gramado?

 Sim, especialmente durante a temporada de inverno. A Bermuda é uma grama de clima quente e seu crescimento diminui a medida que as temperaturas caem abaixo de 18°C. A temporada de jogos de inverno dura vários meses e excede 200 voltas diárias. Quando essas voltas são feitas sobre o gramado em estado de dormência, podem fazer com que o mesmo fique consideravelmente “ralo”. Isto pode facilmente ser constatado ao comparar em buracos par 3 onde o tráfego dos carros é limitado em relação os outros buracos do campo. Colocar cordas e estacas ou implementar um programa de buracos inativos ou rotativos são medidas que são bem recebidas pelos jogadores e podem melhorar significativamente a qualidade do gramado.

Abrir WhatsApp
Seja atendido pelo WhatsApp
Olá, como podemos te ajudar?